Relatorio optica
* Reflexão e Refração da luz; * Índice de Refração * Numero de Abbe de um prisma; * Lei de refração(snell descarte) e angulo interno.
Objetivos
* Verificar como se comporta um raio luminoso ao atravessar um prisma; * Determinar o índice de refração de prismas; * Determinar o índice de refração de( água,etanol, hexano, cumeno e água+ alcool); * Determinar ângulos de incidência, emergente e desvio;
Material
* Prismas de vidro Prisma Óptico; * Diafragma com 1 fenda; * Mesa com goniômetro e haste articulada; * Lampada de(Hélio, Cádmio); * Solução com Água; * Solução com Etanol; * Solução com Cumeno; * Solução com Hexano; * Refratômetro.
Introdução
Refração da Luz
Refração é a passagem da luz de um meio para outro. Observamos que, quando um raio de luz incidente for oblíquo, a refração é acompanhada de desvio de direção, o que não acontece se a incidência do raio for perpendicular.
Índice de refração absoluto ( n )
Chamamos índice de refração absoluto de um meio para determinada luz monocromática a razão entre a velocidade da luz no vácuo ( c ) e a velocidade da luz no meio considerado ( v ).
n = índice de refração absoluto. c = velocidade da luz no vácuo. v = velocidade da luz no meio considerado.
O índice de refração absoluto no vácuo é igual a 1.
Em qualquer outro meio o índice de refração absoluto é maior que. O índice de refração absoluto no ar é um valor próximo de 1, sendo assim vamos considerar n ( ar ) = 1.
O índice de refração é inversamente proporcional à velocidade de propagação da luz, ou seja, quanto maior for o índice de refração de um meio, menor será a velocidade de propagação da luz nesse meio.
O meio que tem maior índice de refração tem maior refringência e vice-versa. Refringência, portanto, é a medida do índice de refração absoluto.
Refração Molar
A refração molar de uma substância está diretamente ligada ao índice de