abate de frango
O frango no Brasil e no mundo é consumido em grande escala, é um alimento de fácil acesso a todas as camadas da sociedade. O Brasil é o terceiro maior produtor de frango com 10.246.267 ton. ano e é o primeiro colocado, no assunto exportação. O estado do Rio Grande do Sul é o quarto em numero de frangos abatidos foram 682.773 mil cabeças no ano de 2007.
Com o passar do tempo houve mudanças no habito de consumir frango. Na década de 60/70, consumia-se frango vivo, inteiro. Já de 70 a 90 consumiam-se cortes inteiros e de 90 a 2010, consumia-se inteiro, cortes especiais e industrializados.
Este trabalho tem o intuito de mostrar os processos compreendidos na fabricação de carnes, especificadamente de frango. Será abordada cada etapa do processo, e suas especificidades.
O primeiro estágio da ave é a criação. O frango de corte é confinado em um grande pavimento, chamado aviário, onde tem a capacidade de 15.000 até 90.000 aves. Os pintos chegam com 1 dia de vida e ficam confinados até chegar ao peso ideal ou até completar 35 a 49 dias de vida. Completado o ciclo, acontece o apanhe destas aves. Estas são colocadas em caixas, dependendo de seu peso e de sua idade.
O transporte até a indústria é feita por caminhões, o carregamento é feito a noite, pelo fato da luminosidade causar estresse ao animal. Quando os animais chegam, é conferida a documentação de procedência e realizado o julgamento das condições de sanidade do lote, serviço feito pela Inspeção (Federal, Estadual ou Municipal).
O tempo de descanso pode influenciar na incidência de morte dos animais, principalmente se existe alta temperatura no ambiente e se o tempo de transporte foi grande.
DEPENAGEM
A depenagem, que é efetuada mecanicamente em máquinas depenadeiras em série, através de um rolo que possui dedo de borracha evitando machucar a carcaça. É preciso ajustar a máquina evitando lesões. O processo é feito com alimentação contínua de água fria através de chuveiros,