aasdasd
As substâncias inorgânicas ( formam 95 % das substâncias no planeta terra ) que são o estudo da química inorgânica são divididos em 4 grupos chamados de funções inorgânicas , que são os Ácidos, Bases ou hidróxidos, Sais e Óxidos.
As funções químicas são um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes, que podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas. Então, as funções inorgânicas são um conjunto de substâncias formadas por todos os elementos químicos que formam os ácidos, bases, sais e óxidos, todos menos o carbono ( há excessões), são estudadas pela química inorgânica .
As principais funções químicas inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago, a soda cáustica tem uso doméstico para desentupir pias e utilizado para fabricar o sabão , o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio usado na culinária.
ÁCIDOS: Substâncias que, em meio aquoso, tendem a liberar um ou mais prótons, diminuindo o pH da solução (conceito de Brönsted-Lowry). Ex.: HCl, H2SO4, HNO3, H3PO4, H2CO3
BASES: Substâncias que, em meio aquoso, liberam hidroxilas, aumentando o pH da solução. Ex.: NaOH, Ba(OH)2, KOH, etc.
SAIS: Produtos formados da reação de um ácido com uma base (à exceção da água): NaCl, BaSO4, KNO3, NaHCO3, Na2CO3, etc.
ÓXIDOS: Compostos nos quais o ânion é o elemento oxigênio divalente (O(2-)): CO, Na2O, K2O, BaO, MgO, FeO, etc.
Onde as funções inôrganicas estão presentes no nosso dia-a-dia?
Caracteristicas de cada uma:
ACIDOS: Segundo a definição de Arrhenius, ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
Svante Arrehenius foi um químico sueco que, em 1887, realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e observou o descrito acima.