dvdvvd

1711 palavras 7 páginas
Senhora e Dom Casmurro

O livro Senhora de Jose de Alencar, leva o leitor a refletir a respeito da influencia do dinheiro nas relações amorosas e, principalmente, sua influencia nos casamentos da época, através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Enquanto o livro Dom Casmurro de Machado de Assis apresenta, por meio da historia de Bento Santiago e Capitu, uma critica ao adultério.
A primeira obra relata à dramática historia de amor entre Seixas e Aurélia. Um pobre mancebo, que trabalhava como jornalista, vivia na pobreza, mas não abria mão das festas da sociedade. Aurélia também era uma pobre moça, mas que subira na vida após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro. Aurélia e Seixas iam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Seixas sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral oferece um dote para que ele se casasse com sua filha, e ele aceita. Algum tempo depois de receber a herança, Aurélia decide que quer se casar e resolve “comprar” um.
O escolhido, no entanto, era Seixas, que aceitara submeter-se ao casamento, mesmo sem saber quem era a noiva, pois tinha necessidade do dote. Logo após o casamento, Aurélia deixa bem claro que Seixas era um marido comprado, e que o que estava se passando era um casamento de conveniência. Apesar dos dois, de certa forma, amarem-se, nenhum dos dois demonstrava. O casamento foi marcado por rotineira e seca. Seixas, muitas vezes sente-se humilhado por Aurélia. Onze meses após o casamento Seixas consegue o dinheiro de que precisava para desfazer o casamento, e isso ele faz. No momento em que Seixas vai se despedir de Aurélia, já separados, Aurélia confessa que o ama de verdade, e suplica pelo amor dele. Aurélia consegue provar esse amor, e conquista Seixas, mesmo ele achando que a riqueza dela havia destruído o amor dos dois.
A problematização da obra é o conflito amoroso entre os protagonistas que

Relacionados