aaaaaaa
Este periférico divide o som em uma série de faixas de freqüência e permite o ajuste individual do volume de cada uma delas através de pequenos faders (ou botões) específicos.
O som registrado em um determinado local pode muitas vezes conter misturados ao mesmo outros sons indesejados, como som ambiente e ruídos específicos de fundo. O equalizador permite atenuar estas freqüências indesejadas e ao mesmo tempo aumentar ou reforçar outras freqüências do som principal. Mas, a função principal do equalizador em um sistema de P.A. e Monitor é o alinhamento do sistema (atenuando ou reforçando as freqüências).
Enquanto a compressão que veremos mais adiante, tem sua área de atuação na faixa dinâmica do som, a equalização (EQ) atua no controle da faixa de freqüência do som.
Abaixo temos uma tabela que divide a faixa de freqüências em quatro bandas. Grave (de 20 a 125 Hz), Médio Grave (de 125 a 1250 Hz), Médio Agudo (1250 a 6300 Hz) e Agudo (de 6300 a 20.000 Hz). Observe que estas bandas podem ter uma pequena variação para mais ou para menos.
A escala na parte superior do equalizador mostra as freqüências variando de 20 Hz a 20 kHz. Geralmente quando falamos de médio agudo (high-mids) estamos referindo a faixa de freqüências que vai de 1,25 kHz a 6,3 kHz a grosso modo.
No desenho abaixo temos um equalização (EQ) Curva de Pico baseada em uma freqüência central.
Como podemos observar a freqüência central é em torno de 750 Hz e o aumento de ganho (boost) gira em torno de 18 dB. O Fator Q (fator de mérito) é a largura das freqüências afetadas pelo reforço ou atenuação e é medido em oitavas. Um alto Q é estreito e um baixo Q é largo.
No desenho abaixo temos a representação de uma Curva Shelf onde as freqüências acima ou abaixo da freqüência central são reforçadas ou atenuadas.
Há dois tipos predominantes de equalizadores, o