Émile Durkheim
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
TEORIA DE DURKHEIM
Para Durkheim o individuo é fruto da sociedade. O individuo não é formado a partir de si próprio, da suas próprias ideias, das suas próprias concepções; na verdade as suas ideias as suas concepções, a sua forma de organização, a ação, os pensamentos, são definidos pela sociedade através dos “fatos sociais”, ou seja, “fato social” é qualquer coisa que impõe uma ideia maior sobre o individuo, e isto é possível devido as forças coercitivas, que podem ser de duas formas, a primeira são as regras morais, que são as regras culturais, as regras não escritas, que não tem punição por parte do Estado, mas que são consequências dos costumes, da religião, dos princípios, da moral da sociedade que é imposta ao individuo. A segunda forma de força coercitiva sobre os indivíduos são as regras jurídicas, são as regras legais, são as leis, estabelecidas pelo Estado, impostas pelo governo e passíveis de sanção em caso de violação.
O fato social usa como força coercitiva a regra moral e a regra jurídica, e tem como principal instrumento de coerção a educação, pois o individuo desde os primeiros anos de sua vida é orientado sobre o que pode, e o que não pode fazer, sobre o certo e o errado, formando o pensamento e o caráter do individuo por toda sua vida e consequentemente ele também será um reprodutor dessas ideias, destas regras morais.