Aaaaaa
EXPERIMENTAR DEUS
A Transparência de Todas as Coisas
Leonardo Boff
Digitalizado por BlacKnight
INTRODUÇÃO
O presente texto retoma um escrito produzido em 1974. Muitas coisas mudaram na vida do autor e muitas outras temáticas ocuparam seu interesse, especialmente o alargamento da Teologia da Libertação para dentro da preocupação ecológica. Pobres e Terra gritam porque estão sendo oprimidos. Pobres e Terra devem ser libertados juntos, pois constituem uma única e complexa realidade. O que não mudou, entretanto, foi a busca da experiência de Deus. Ela é o cerne da fé viva e pessoal e o conteúdo principal da teologia, independente de suas tendências e correntes.
Experimentar Deus não é pensar sobre Deus, mas sentir Deus com a totalidade de nosso ser. Experimentar Deus não é falar de Deus aos outros, mas falar a Deus junto com os outros.
O texto atual foi profundamente revisto, modificado e completado. Praticamente representa uma obra nova. O interesse dele reside em criar espaço para que cada um possa fazer sua experiência de Deus.
Para encontrarmos o Deus vivo e verdadeiro a quem podemos entregar o coração, precisamos negar aquele Deus construído pelo imaginário religioso e aprisionado nas malhas das doutrinas. Depois de termos mergulhado em Deus e de tê-lo sentido nascendo de dentro de nosso coração, poderemos, livremente, re-assumir o imaginário e as doutrinas. Elas se despem de sua pretensão de definir Deus e se transfiguram em metáforas com as quais nos acercamos do Mistério para não sermos queimados por ele.
Embora sem nome adequado, Deus arde em nosso coração e ilumina nossa vida. Então não precisamos mais crer em Deus. Simplesmente sabemos dele porque o experimentamos.
Petrópolis, Festa de São João Batista, 2002.
Como aparece Deus
no processo de
vida-morte-ressurreição
da linguagem
Partimos da