Aaaaaa
Quantifica a indução eletromagnética, o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante. É a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Corrente Þ Torque (espira num campo magnético);
Pela simetria: O que acontece num processo contrário?;
Torque Þ Corrente (espira num campo magnético);
A natureza “curte” a simetria!
O circuito pode ser rígido e, no entanto, pode mover-se como um todo em relação a um campo magnético, de modo que o fluxo magnético através da área do circuito varia no decorrer do tempo.
Sendo o campo B estacionário, o circuito pode ser deformável de tal modo que o fluxo de B através do circuito varie no tempo.
O circuito pode ser estacionário e indeformável, mas o campo magnético B, dirigido para a superfície é variável no tempo.
Lei de Lenz
A fem induzida produz uma corrente cujo sentido cria um campo magnético cujo sentido se opõe a variação do fluxo magnético original. Este fenômeno é conhecido como lei de Lenz e justifica o sinal negativo na equação.
Conservação da Energia.
Indução Magnética
Fem e o Campo Elétrico Induzido
A força eletromotriz pode ter origem não somente na ação de um campo magnético estático sobre um fio em movimento (em um determinado referencial), mas também quando o campo magnético varia com o tempo, nas situações mais gerais imagináveis. Neste caso, a variação do fluxo do campo magnético induz um campo elétrico E em cada ponto do espaço. Assim, a fem induzida em um laço fechado é onde a integração é feita ao redor do laço. Da equação anterior podemos escrever a lei de Faraday na sua forma mais geral,
A essência desta lei é que um fluxo magnético variando com o tempo induz um campo elétrico E. Naturalmente, o campo elétrico induzido