Aaaa na base da piramide
AAAA NA BASE DA PIRÂMIDE
SÍNTESE
Segundo a pesquisa realizada durante dois anos pelos especialistas, Jamie Anderson e Costas Markides, os mercados em desenvolvimento, com consumidores de baixa renda, tem menos a ver com conquistar novos consumidores do que lidar com questões de acessibilidade, aceitação, availability (disponibilidade) e awareness (consciência de produto). As empresas em crescimento desenvolvem estratégias para enfrentar concorrência e entrar no mercado, isto acontece de diversas maneiras, elas encontram novos consumidores (“quem”), novos produtos ou serviços (“o quê”) e novas maneiras de promover, produzir ou distribuir (“como”).
Nas pesquisas Jamie e Costas que é o contrário do mercado desenvolvido, descobriu que a inovação estratégica em mercados em desenvolvimento se distingue de importantes maneiras:
- A questão não é encontrar novos “quem” e sim fazer com que aqueles consumidores que tem pouco ou nenhum hábito de consumir tais produtos.
- Não se trata de desenvolver novas características de produto, mas de adaptar produtos existentes aos consumidores tem menos recurso ou gosto/preferências culturais diferentes.
- Trata-se menos ainda de criar outros modelos de negócio ou de se diferenciar na maneira como a empresa compete.
- O desafio na maioria dos mercados emergentes é, isto sim, estabelecer os ingredientes básicos de mercado, como canais de distribuição e demanda do consumidor da base da pirâmide socioeconômica.
As organizações que são capazes de seguir essas questões na maioria das vezes têm êxito no crescimento do lucro e forte participação de mercado.
Acessibilidade: como desenvolver produtos e serviços acessíveis. Um grande obstáculo das empresas é tornar seus produtos ou serviços acessíveis aos consumidores de baixa renda. Os consumidores da base da pirâmide gastam a maior parte de sua renda em alimentação, produtos de limpeza, higiene e saúde e serviços de telecomunicação, então, consumidores de