8 Ferramentas da Qualidade
Processo- combinação que equipamentos, insumos, métodos ou procedimentos, condições ambientais, pessoas e informações do processo o ou medidas, tendo como objetivo a fabricação de um bem ou o fornecimento de um serviço.
As oito ferramentas da qualidade- são utilizadas para coleta, processamento e ou disposição das informações sobre a variabilidade dos processos. São elas: Fluxograma, Estratificação, Folhas de Verificação, Gráfico de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle.
Estratificação- Agrupamento de informação (dado) sob vários pontos de vista, de modo a focalizar a ação. Sãos as categorias naturais para estratificação de dados: fatores como equipamentos, insumos, pessoas, métodos, medidas e condições ambientais. Para que serve: Observar, analisar e melhor resultados.
Folha de Verificação- Formulário usado para facilitar coleta e registro dos dados, no qual os itens a serem examinados já estão impressos. Para que: facilitar a coleta de dados e organizar os mesmos durante a coleta.
Gráfico de Pareto- gráfico de barras verticais que evidencia a priorização de temas. Para que serve: Concentrar esforços em áreas onde podem ser obtidos maiores ganhos.
Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa ou espinha de peixe)- Diagrama que relaciona os fatores (causas) envolvidos na produção de uma característica (efeito). Para que serve: Ferramenta usada para apresentar relação existente entre um resultado de um processo (efeito) e os fatores (causas) do processo que passam afetar o resultado.
Histograma- Gráfico de barras no qual o eixo horizontal, em pequenos intervalos, apresenta valores assumidos por uma variável de interesse. Para que serve: Visualizar a forma da distribuição de conjunto de dados, a localização do valor central e a dispersão.
Diagrama de Dispersão- Gráfico utilizado para visualização do tipo de relacionamento existente entre duas