8 Adensamento Unidimensional
Adensamento Unidimensional ENSAIO DE ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL (MB3336/1990)
ENSAIO OEDOMÉTRICO
OBJETIVO
Determinar parâmetros de compressibilidade unidimensional de solos saturados, quais sejam: c v (coeficiente de adensamento), Cc (coeficiente de compressão),
’ (tensão de préadensamento). p Podese também aplicar este ensaio na determinação de parâmetros similares de solos não saturados, mas neste caso o ensaio será denominado de compressão unidimensional
, pois não há adensamento em solos não saturados.
INTRODUÇÃO
Quando um solo é submetido a um acréscimo de carga, ocorrerá um reajuste na estrutura do mesmo, o que pode ser considerado como uma deformação plástica com uma correspondente redução de vazios. Uma pequena parte desta deformação será elástica (recuperada quando se retira a carga), o que comparandose ao baixo valor do módulo de elasticidade dos solos considerados, é desprezível.
Quando uma carga é aplicada a um solo não coesivo (granular) seco, parcialmente saturado ou saturado, ou mesmo a um solo coesivo seco, o processo de desenvolvimento das deformações plásticas ocorrerá em um curto intervalo de tempo, o que pode ser considerado praticamente instantâneo. O fluido nos poros dos solos secos (ar) tem baixa viscosidade, é facilmente compressível e o solo não oferece resistência à saída de ar de seus poros. Nos solos granulares saturados, o valor da permeabilidade k será tão elevado que a água dos poros pode escapar rapidamente.
No caso de um solo coesivo parcialmente saturado ou saturado, o tempo para que toda a deformação plástica ocorra é muito maior e depende de alguns fatores, quais sejam:
1.
Grau de saturação,
1.
Coeficiente de permeabilidade,
1.
Propriedades do fluido dos poros,
1.
Comprimento do caminho que