Ensaio de Adensamento Unidimensional
Ana Paula Nunes Hooper (1); Fernanda Nunes Felipe (1); Gabriella Santos Teixeira(1) ;Joyce Patrícia dos Santos(1); Nancy Tiemi Isewaki(2);
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. teixeirasgabriella@gmail.com
(2) Professora do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. nancyti@unipam.edu.br INTRODUÇÃO
Um dos aspectos mais importantes em projetos e obras associados à Engenharia é a determinação das deformações (recalques) devidas a carregamentos verticais aplicados na superfície do terreno ou em camadas próximas à superfície. No caso de projetos de edificações com fundações superficiais (sapatas, radiers) ou de aterros construídos sobre os terrenos (barragens, aterros rodoviários, aterros de conquista), é importante o cálculo destas deformações sob ação das cargas aplicadas. A magnitude destas deformações deve ser avaliada e comparada com aquelas admissíveis para o bom funcionamento da construção projetada, ao longo da sua vida útil. (Gerscovich, Martis et.)
Define-se como Adensamento o processo gradual de transferência de tensões entre a água (poropressão) e o arcabouço sólido (tensão efetiva), caracterizada pela velocidade e magnitude das deformações, quando o solo é lateralmente confinado e axialmente carregado e drenado.
Verifica-se que tempo de adensamento independe do carregamento aplicado e sua magnitude é proporcional à geometria e compressibilidade e inversamente proporcional à permeabilidade do solo de fundação. Quanto maior a velocidade de escape da água e menor o volume de água, mais rápido o adensamento ocorrerá. Ao contrário dos solos arenosos, solos com baixa permeabilidade e alta compressibilidade (solos argilosos), podem levar dezenas de anos para atingirem à condição de equilíbrio (Lambe e Whitman, 1970).
O ensaio de laboratório é unidimensional, ou seja, um anel de metal confina a amostra e isto garante que não haverá