7 Itens Importantes de Equipes Poderosas na Gestao de Talentos
Por Renata S. Ramos
Uma empresa não existe sem funcionários. Por isso, já é reconhecido que o capital intelectual é o ativo mais valioso das organizações, mesmo sendo intangível. Por isso, a Gestão de Talentos é uma parte estratégica das corporações, tendo sua importância cada vez mais reconhecida.
Mas o que uma Gestão de Talentos deve ter para formar uma equipe realmente poderosa? Aqui destacamos 7 itens essenciais:
1- Liderança inspiradora Qualquer pessoa pode desenvolver suas habilidades gerenciais através de um bom curso de coaching, mas ser um líder que realmente inspira a sua equipe não é tarefa fácil. O ser humano, desde criança, aprende mais por exemplos que ele observa do que por discursos ou sermões que ouve. Portanto, quando uma equipe possui um líder inspirador que consegue, através de suas atitudes, motivar as pessoas a trabalharem em prol dos objetivos comuns da empresa, o passo inicial da caminhada rumo ao sucesso já está dado.
2- Atração e retenção de talentos Impossível existir uma equipe poderosa na Gestão de Talentos se ela não atrair os talentos. Saber onde buscar os profissionais desejados e ter clareza em relação ao perfil que esteja de acordo com as necessidades da empresa são fatores que podem agilizar o processo de Recrutamento e Seleção que, quanto mais prolongado é, mais oneroso se torna. Quando não se tem os canais para divulgar as vagas de acordo com o público-alvo e quando os perfis do cargo em questão não estão bem definidos, perde-se tempo e corre-se o risco de atrair profissionais que não sejam realmente o perfil buscado, gerando um turnover desnecessário. Os talentos desejados foram atraídos? Agora é a vez de retê-los. Se a empresa oferecer benefícios atraentes e plano de carreira, por exemplo, ficará mais fácil manter o profissional contratado. Caso contrário, seus gestores devem investir no próximo item.
3- Reconhecimento do profissional Quem não gosta de