Resenha o elo cap.3
Capítulo 3 – O Líder e a Gestão de Carreira |
Basicamente este capítulo lida com a potencial influência de um gestor para com a carreira de sua equipe.
1) Conhecer sua equipe: Identificação de âncoras, talentos, competências, crenças, perfil e valores
Este é o papel mais importante do líder, onde através do conhecimento dos integrantes ele está apto a dedicar cada pessoa de acordo com seu ponto mais positivo e extrair um trabalho com mais qualidade e eficiência, mantendo também a motivação. Para isso a geração deve ser identificada, pois os drivers de um Baby Boomer é totalmente diferente de uma geração Y.
O que deve ser feito é também despertar este autoconhecimento dentro de cada um de forma correta e sempre assistida para que o resultado não seja o contrário do esperado.
2) Definir em parceria com o empregado atividades/tarefas/cargos que potencializem a utilização dos seus talentos
Como nada pode ser feito naquele exato momento, planos de trabalho a médio/longo prazo complementam o item 1 mencionado acima, deve ser iniciativa do líder: clara e completa descrição de cargo, seleção por competências, histórico de empregado para realocação e delegar avaliando nível do empregado.
Extremamente feliz a comparação com a metáfora do paletó, onde cabe o líder encontrar a melhor medida, para evitar qualquer desconforto, seja subdimensionado ou ao contrário.
3) Fornecer feedback aos seus empregados sobre sua performance
Usado corretamente é uma das melhores ferramentas para motivar e colocar o funcionário no caminho certo, mas é difícil encontrar alguém satisfeito com a aplicação desta ferramenta pelo seu superior, os pontos mais importantes para aplicação adequada são:
- Entender como funciona
- Alinhar as suas expectativas como os empregados e convencer da validade da ferramenta
- Acompanhar
- Utilizar com frequência determinada e em casos específicos quando necessário, seja positivo ou negativo
-