7 ferramentas da qualidade
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Nas empresas, as decisões devem ser tomadas com base na análise de fatos e dados. Para aproveitar melhor estas informações, algumas técnicas e ferramentas podem ser aproveitadas. O objetivo principal é identificar os maiores problemas de um processo, produto ou serviço e, com a análise, buscar a melhor solução. Esta edição do Chão de Fábrica não pretende capacitar o leitor no uso destas ferramentas. A idéia é demonstrar como inseri-las no contexto da qualidade total da fábrica. Com este propósito, vamos apresentar as ferramentas de qualidade mais utilizadas pelo mercado com, figuras, ilustrações, gráficos e tabelas, além de um exemplo prático de cada caso.
AS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE
São um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos. A estatística desempenha um papel fundamental no gerenciamento da qualidade e da produtividade, por uma razão muito simples: não existem dois produtos exatamente iguais ou dois serviços prestados da mesma maneira, com as mesmas características. É necessário, então, ter domínio sobre estas variações. A estatística oferece o suporte necessário para coletar, tabular, analisar e apresentar estes dados.
Elas fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares. É indicado que estes métodos sejam de conhecimento de todas as pessoas – desde o presidente aos colaboradores – e devem fazer parte do programa básico de treinamento.
Para usar as ferramentas da qualidade é preciso ter domínio sobre as variações da produção, com coleta, tabulação, análise e apresentação de dados.
1- Lista de Verificação:
O objetivo desta ferramenta é gerar um quadro com dados claros, que facilitem a análise e o tratamento posterior. Para tanto, é necessário que os dados obtidos correspondam à necessidade da empresa,como a análise de um processo de corte, por exemplo.A coleta de dados não segue nenhum padrão