50 empresas que mudaram o mundo
Livro estudado: 50 EMPRESAS QUE MUDARAM O MUNDO.
Autor: Howard Rothman
Editora: Manole
50 Empresas que Mudaram o Mundo mostra como alguns dos maiores negócios de todos os tempos alcançaram seu sucesso. Mostra também como alguns deles, apesar de tudo, caíram de seu pedestal por não seguirem o caminho que lhes trouxe o sucesso,
É um livro importante para administradores devido às lições que oferece, além de uma ótima diversão para todos aqueles que se interessam por histórias de talento, criatividade e ousadia.
Essas empresas mostram como conseguiram manter-se no topo apesar das mudanças e alterando sua direção conforme a necessidade, deixando uma grande marca no mundo dos negócios introduzindo inovações.
Também tiveram impactos negativos como as indústrias de tabaco e de armas.
Praticamente todas enfrentaram dificuldades e desafios para manterem-se na liderança, no entanto, a maioria superou essas ameaças com sucesso.
Uma das empresas que merece destaque é a Coca-cola (empresa de número 30, página 179), pois analisando o conceito de monopólio podemos certificar que para este ramo de produção de refrigerantes há um grau de dificuldade ou barreiras para a entrada de novas marcas. Além da sua marca conhecida e o seu produto considerado o favorito entre a população, a Coca-cola por ser uma empresa grande produz mais, tem mais condição de atender pedidos do mundo inteiro, a sua produção também influi no preço o desconto em certa época do ano não significa gasto ou prejuízo algum para a empresa e sim lucratividade em cima dos seus concorrentes. O cocorrente por final por não vender tanto um mero desconto não vai trazer o beneficio esperado, a Coca-cola produz vários produtos, as suas concorrente não disponibiliza uma oferta tão grande de produtos.
Uma das maiores dificuldades para uma nova empresa entrar no mercado é a pressão da concorrência, pense o que seria uma marca de refrigerante iniciando hoje no mercado, diante de tantas outras,