rochas e minerais
R-Cada espécie mineral tem uma identidade própria que pode ser reconhecida através de alguns aspectos. Os principais, dentre aqueles observáveis a olho nu, são:
1. Forma
Conforme a composição química, a estrutura cristalina interna e o ambiente em que se formaram os grãos minerais podem ter o aspecto de uma forma geométrica definida.
2. Dureza
Cada mineral tem uma dureza, a qual é expressa pela capacidade de riscar a superfície de outro mineral ou material artificial.
3. Cor
Alguns minerais têm uma cor característica, como o enxofre, que é amarelo. Mas a maioria deles pode apresentar cores variadas. Estas são definidas, além da própria composição química e estrutura cristalina, pela presença de inclusões, por defeitos na estrutura ou ainda por impurezas de elementos químicos estranhos à sua composição química normal. Dessa forma, a cor nem sempre é uma propriedade confiável na determinação de um mineral, mas pode ser um elemento a mais na sua identificação. A cor dos minerais tem especial valia no caso de pedras preciosas e semipreciosas, sendo um dos aspectos que definem seu valor comercial.
4. Brilho
O brilho separa dois grandes grupos de minerais: os metálicos, que refletem mais de 75% da luz que recebem, e os não metálicos. Dentre os não metálicos, pode-se ainda definir alguns tipos de brilho.
5. Clivagem
Se um mineral tiver essa propriedade, pode se quebrar em superfícies planas e lisas sem sofrer impacto. Isso é reflexo de sua estrutura cristalina interna. Há minerais que apresentam apenas um plano de clivagem, como a mica, que se quebra sempre em planos paralelos a uma única direção no espaço.
6. Magnetismo
Alguns minerais podem ser atraídos por um campo magnético, como o de um ímã comum, ou o da própria Terra.
(2) Pesquise 03 minerais e apresente as suas principais características macroscópicas.
R- Granitos: são rochas amplamente utilizadas como