50 Empresas que mudaram o mundo:
Portifolio
1. Embasamento administrativo:
1.1. Abordagem neoclássica busca pelo reequilíbrio organizacional, com várias teorias, para desenvolver conceitos, ideias com a intenção de auxiliar as organizações sem busca das soluções.
1.2. Características:
⎫ Ênfase na prática da administração – os autores neoclássicos buscam resultados concretos com conceitos que podem ser utilizados de forma prática.
⎫ Reafirmação relativa dos postulados clássicos – os autores retomam reformulação grande parte dos aspectos da teoria clássica de acordo com o novo contexto
⎫ Ênfase nos princípios gerais de administração - estabelecimento de normas administrativas com o objetivo de buscar soluções práticas. A partir dos princípios gerais, como planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador deve orientar suas ações de maneira flexível, adequada os princípios gerais aos diferentes tipos de organização.
⎫ Ênfase nos objetivos e nos resultados – é para reforçar a ideia de que as organizações existem com os propósitos definidos, com os objetivos a serem alcançados e com resultados a serem atingidos.
⎫ Ecletismo da teoria clássica – mesmo tendo como base a teoria clássica, a teoria neoclássica se apropria da ideia de outras teorias também, por esta denominação de ecletismo.
Portanto o texto “50 Empresas que mudaram o mundo”, obtém características da teoria neoclássica, são: Ênfase nos princípios gerais de administração, Ênfase nos objetivos e nos resultados e Ênfase na prática da administração.
1.3. Novas abordagens:
As práticas que podem ser adotadas na gestão de uma organização, e que este é grande desafio, pois o administrador terá que ter a capacidade e habilidade de identificar, qual será a prática mais apropriada para resolver, potencializar os processos e para busca do