sac - ouvidoria 156
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
3° Q
ANÁLISES DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ITAPETININGA
2013
CAMILA OLIVEIRA ALBUQUERQUE
83010000659
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ANÁLISE/INDICES DE LIQUIDEZ/INDICES DE LUCRATIVIDADE/INDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL/INDICES DE RENTABILIDADE
Demonstrações Contábeis – trabalho apresentado como exigência para a avaliação, em disciplinas do 3º semestre, do curso de Administração - IIES, sob orientação do professor PAULO.
ITAPETININGA
2013
ITAPETININGA, 2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A seguir abordaremos a importância de um profissional da área da Terapia Ocupacional dentro das empresas.
Cada vez mais vem aumentando os índices de funcionários com diversos tipos de licensa médica no trabalho, como por exemplo LER (lesões por esforços repetitivos), representam uma síndrome de dor nos membros superiores que podem causar lesões no sistema tendíneo, muscular e ligamentar, causadas principalmente por atividades que exigem movimentos repetitivos, em alta freqüência e em postura forçada.
Assim como em LER, o distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT) é caracterizado por esforços repetitivos, porém, nesse caso, são alterações que se manifestam principalmente no pescoço, braços, punhos e demais membros superiores em decorrencia do trabalho. "Então o grande desafio entre LER e DORT, está em comprovar se o trabalho foi o causador das doenças provocadas por repetição de esforço". A insatisfação e desmotivação dos colaboradores, e a estagnação das organizações que não conseguem evoluir, inovar, produzir bons frutos, diante das exigências impostas.
As maiores causas de afastamento dos trabalhadores são as doenças osteomusculares e os transtornos de humor. Em primeiro lugar no ranking estão as dorsopatias (Dorsopatia é um termo usado para descrever diversas doenças ("-patia") das costas e ou espinha ("dorso-")., em