5 s' e ferramentas da qualidade
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
GESTÃO DA QUALIDADE
CADERNO I
5S
CLAYTON DOS SANTOS
INSPETOR DA QUALIDADE
CURITIBA – PR
2012
1.1. Sumário
2. INTRODUÇÃO
Com uma visão holística aos conceitos de qualidade que o Japão dispõe em seus processos de fabricação com qualidade e padronização, tendo ainda como exemplo um dos melhores e mais eficientes sistemas de produção igualmente utilizados em todo o mundo, o sistema Toyota de Produção, é peça fundamental para obtenção dos resultados esperados.
A indústria japonesa não começou com o mesmo potencial e força que tem hoje. Diante da fragilidade de obtenção de recursos como alimento, petróleo, minérios dentre outros, o país é referência em cultura de padronização e qualidade, essas sim são as grandes vantagens competitivas de sua origem.
Então por que a indústria japonesa é considerada uma ameaça tão grande a tantos países?
Mudar uma cultura já existente é uma atitude muito radical, e de difícil aceitação entre os envolvidos, o que fez com que o Japão se tornasse em uma das maiores potencias competitivas de mercado foi à seguinte definição: É mais fácil criar uma cultura nova, do que mudar uma já existente.
Este conceito foi desenvolvido e implantado aos mais diversos segmentos e aceitos por uma população necessitada de novos estímulos.
A vantagem que hoje é considerável ao país, se dá aos trabalhadores que mais do que simplesmente aceitar uma cultura nova, apoiaram e cultivaram o seu crescimento no dia-a-dia de suas atividades em indústrias, comércios, entidades, escolas, casas etc. Isso só é capaz porque sabem que ao utilizarem deste recurso (5s) suas atividades serão desempenhadas com maior facilidade.
Já no início de sua implantação, trabalhadores notavam a grande vantagem em trabalhar utilizando os métodos 5s, as dificuldades eram identificadas com maior facilidade, o aprimoramento e o resultado final eram espetaculares. Os desenvolvimentos de