5 P´s da Estratégia
OS 5P´S DA ESTRATÉGIA
Nome: Cassiano Lourenzet
Caxias do sul, 21 de Março de 2013
2
INTRODUÇÃO
Esse artigo aborda os 5P´s da Estratégia, seus conceitos sobre vários tipos de estratégias sobre as empresas de hoje em dia.
RESUMO
Para Mintzberg (2006), a Estratégia requer uma série de definições, descritas a seguir.
Plano – define uma direção, um curso de ação para o Futuro, um caminho para ir daqui até la.
Ou seja, pode-se considerá-la como a Estratégia pretendida. Ao observar a Estratégia que uma empresa seguiu ao longo dos últimos anos – não o que ela pretendia fazer, mas o que fez na realidade, pode-se observar um padrão de ação, ou seja, um comportamento coerente ao longo do tempo. Neste caso identifica-se a Estratégia realizada. É natural a ocorrência dessas naturezas, já que as organizações desenvolvem planos para o futuro e tendem a desenvolver um padrão de comportamento. 3
De acordo com Henry Mintzberg, a estratégia não é um conceito único e acabado.
Partindo desse raciocínio, adotou, então, cinco definições formais de estratégia: os 5P's da
Estratégia, a saber:
ESTRATÉGIA COMO PLANO (PLAN)
Há uma diretriz (ou um conjunto delas) com a finalidade de assegurar que os objetivos organizacionais sejam alcançados. São desenvolvidas consciente e deliberadamente. Podem ser explícitas em documentos formais ou não. Podem ser gerais ou específicas.
Exemplo: A estratégia que a empresa escolhe para dominar o mercado.
ESTRATÉGIA COMO PRETEXTO (PLOY)
Trata-se de uma manobra intencional para enganar um concorrente. A organização induz seus competidores a terem uma percepção errônea de seus movimentos competitivos.
Exemplo: Uma empresa que ameace expandir a capacidade de sua fábrica para desencorajar um concorrente de construir uma nova, constituindo o "plano" apenas a ameaça e não a intenção real de expansão em si.
ESTRATÉGIA COMO PADRÃO (PATTERN)
A estratégia é a "consistência no comportamento", pretendida ou não,