5 Quest Es Para Responder Antes De Trocar De Emprego
Professora da IBE-FGV, especialista em Carreira, analisa pontos mais importantes na hora de uma decisão como esta
Com o encerramento de mais um ano, muitos profissionais aproveitam para repensar a escolha da carreira ou iniciar um novo planejamento. Mas, para a professora da IBE-FGV, Rosa Perrella, antes de trocar de emprego, é necessário que o profissional faça uma análise da conjuntura, levando em consideração questões como momento econômico, possibilidades de promoção, relacionamento com o líder e propósito de vida.
Rosa Perrella é consultora em gestão de pessoas, especialista em desenvolvimento de lideranças e equipes, coach e mentora organizacional, professora e palestrante. Também é mestranda em Educação é Formada em Administração de Empresas, Pós Graduada em Gestão Empresarial com MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores pela FGV.
Veja as perguntas e as recomendações da professora.
1 - Será que é o melhor momento econômico para mudar?
O momento da economia é o melhor termômetro para o mercado de trabalho. Sair, sem ter um planejamento da carreira ou uma nova possibilidade em foco, pode ser arriscado para retornar. “Além disso, o profissional deve levar em conta que não vale a pena trocar seis por meia dúzia. É importante analisar o cenário para não se frustrar ainda mais, ao invés de se realizar”, analisa.
2 – Já esgotei todas as possibilidades internas, adquiri a experiência necessária e estou pronto para uma próxima?
Não é recomendável sair sem verificar as alternativas dentro da própria organização. Às vezes, o profissional está apenas cansado das atividades desenvolvidas na função e existem outras oportunidades na empresa, onde ele já está integrado, conhece a hierarquia, missão e valores, podendo desenvolver um novo trabalho com mais eficácia a curto prazo.
“Hoje, as novas gerações têm muita pressa. Mesmo que as empresas já entendam que não se deve ficar muito tempo na mesma função,