BIOSSEGURAN A Portf Lio
3726 palavras
15 páginas
BIOSSEGURANÇAO objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento em biossegurança dos formandos dos cursos de graduação da área da saúde na Universidade do Contestado. Os dados foram coletados em outubro/novembro de 2005 e janeiro de 2006, utilizando-se, como instrumento, um questionário contendo 15 perguntas. Os voluntários foram abordados em sala de aula, nos primeiros 15 minutos da aula e convidados a participar da pesquisa. Dos 177 formandos candidatos a serem entrevistados, 114 (64,4%) responderam o questionário.
As idades máxima e mínima encontradas foram 45 e 19 anos, respectivamente, sendo a média de idade 27,0 ± 7,1 anos. O teste Kruskal-Wallis revelou diferença significativa (p<0,05) em relação às notas médias finais dos formandos sobre o conhecimento em biossegurança nos cursos investigados, sendo o curso de Enfermagem o que apresentou maior nota média final (6,29). Acredita-se que tal resultado tenha decorrido principalmente do maior número de horas práticas existente no curso, 990 h/a, ou seja, um curso com maior número de disciplinas envolvendo o tema biossegurança necessariamente não é aquele que prepara melhor o aluno, mas sim o curso que possui maior carga horária em disciplinas com aulas práticas.
INTRODUÇÃO
A preocupação com a saúde do trabalhador de uma maneira geral, em especial com trabalhadores da saúde, vem crescendo nos últimos anos. Em decorrência disso, novos avanços e normalizações têm sido desenvolvidos para melhorar a vida das pessoas que trabalham com agentes de riscos na área da saúde.
A prevenção de acidentes é uma das principais premissas a serem atendidas em atividades de risco, principalmente na área da saúde, na qual muitos acidentes são causados por falha humana, provavelmente originada de um sistema de educação deficiente e da falta de cultura à segurança. Costa afirma “[...] ser necessário um ‘Estado de biossegurança’, que nada mais é do que a harmonia entre o homem, os processos de trabalho, a instituição e a sociedade”.