Apontamento LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 25ª Reimpressão: 2013, Rio de Janeiro: Zahar, 1932.
1516 palavras
7 páginas
Universidade Federal do MaranhãoCurso: História
Disciplina: Antropologia Cultural
Professor: Dr. Jarbas Couto e Lima
Aluno: Thiago Silva do Rosário
Data: 08/05/2014
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico. 25ª Reimpressão: 2013, Rio de Janeiro: Zahar, 1932.
Primeira parte: Da Natureza da Cultura ou da Natureza à Cultura
1. O Determinismo Biológico
São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades especificas e inatas a “raças” ou a outro grupo de humanos. (p. 17).
[...] as diferencias genéticas não são determinantes das diferenças culturais. (P. 17).
A espécie humana se diferencia anatomicamente e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente. (P. 19).
[...] o comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo que chamamos de endoculturação. (p. 20).
2. O Determinismo Geográfico
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. (P. 21).
As diferenças existentes entre os homens, portanto, não podem ser explicadas em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico o pelo seu meio ambiente. A grande qualidade da espécie humana foi a de romper com suas próprias limitações. (P. 24).
3. Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura
No final do século XVIII e no princípio do seguinte, o termo germânico Kultur era ultilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832-1917) no vocabulário inglês Culture, que “tomando em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma