5 Forças m.porter
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO II
Aline Caliardi, 110-005
Everton Doro, 110-017
Fernando Simões, 110-018
Lucas Ferreira da Silva, 110-48
Rafael Lopes Vieira, 110-032
Rafaela Ap Furlan, 110-034
Suzimeire Bellini, 110-039
Victor Toyota, 110-053
7º Termo
Novo Horizonte
MARÇO/2013
GRUPO 3
AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE MICHAEL PORTER – PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS CLIENTES
Trabalho desenvolvido na disciplina de Planejamento Estratégico II, do curso de Administração da Faculdade Santa Rita de Novo Horizonte, sob a orientação do profº Milton Zago.
Trabalho desenvolvido na disciplina de Planejamento Estratégico II, do curso de Administração da Faculdade Santa Rita de Novo Horizonte, sob a orientação do profº Milton Zago.
.
Novo Horizonte
2013
AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE MICHAEL PORTER
DETALHAMENTO COMPLETO.
Segundo Michael Porter, um ambiente de Competitividade é determinado por 5 Forças ( que podem ser analisadas em qualquer ordem) e sua relação com a Lucratividade:
1. Poder de Barganha dos Clientes: a palavra-chave aqui é a Concentração. Um mercado muito concentrado em poucos Clientes (compradores diretos, não necessariamente consumidores finais) dá a eles enorme poder de barganha e portanto uma busca insana de redução de preços e portanto lucro. Em contrapartida, em mercados mais dispersos, pulverizados, os Clientes tem menor poder de barganha e portanto a lucratividade é maior. Dica: busque mercados pouco concentrados = mais lucratividade.
2. Poder de Barganha dos Fornecedores: novamente a concentração. Havendo muita dependência de um ou poucos fornecedores, o poder dos fornecedores em estabelecer custos mais altos é maior, reduzindo sua lucratividade. Por outro lado, se seus insumos são facilmente adquiridos/substituídos, o poder de barganha dos fornecedores baixa, aumentando sua lucratividade. Dica: busque diversificar e decentralizar fornecedores = mais