GEstão de Cadeia
1. Descreva as 5 forças competitvas de M. Poter: a) Competição entre as empresas da mesma indústria; b) Ameaça de entrada de novos concorrentes; c) Poder dos forncedores; d) Poder dos clientes; e) Ameaça da concorrência de produtos substitutos.
1ª: Competição entre as empresas da mesma indústria.
No ramo de fast food é acirrada a disputa entre as empresas pela preferência dos clientes ou consumidores. Promoções e desconto são armas utilizadas na tentativa de se vencer a concorrência, mas que acabam por se tornar uma faca de dois gumes. Segundo o modelo de N. Porter, essa disputa acirrada se torna um ponto negativo já que para acompanhar o mercado e a concorrência a empresa precisa reduzir o preço (promoções e descontos) gerando queda na margem de lucro.
Ao analisarmos no HABIB’S esse mesmo item, verificamos que, mesmo sendo um dos gigantes no segmento, ele é afetado por essa regra. A feroz competição entre as empresas afeta também o gigante, forçando-o a praticar preços cada vez mais baixos, apesar disso já ser quase que uma “marca registrada” do HABIB’S, a buscar estar sempre um passo a frente do mercado e a gastos excessivos com a consolidação da sua marca. É óbvio que a consolidação da marca se faz necessária em qualquer mercado, porém quanto mais acirrada a disputa entre as empresas do mesmo segmento, maior é o gasto pra se atingir essa consolidação.
2ª. Ameaça de entrada de novos concorrentes.
Pra se entrar no mercado de fast food uma empresa não precisa de muito esforço e tão pouco de muito capital. É um mercado que permite facilmente que uma empresa caseira se estabeleça sem muitas dificuldades (não é complicado o registro para esse tipo de negócio e a maioria das instituições financeiras oferecem linhas de crédito pra