Design
Introdução
É um livro com conteúdo teórico, fala sobre o processo de significação dos objetos, e como este processo acontece de modo complexo, sobre o funcionamento caótico do mundo atual. Ele defende como os objetos não possuem significados estáticos e permanentes, como um dia se pensou, mas que com o tempo tem mensagens que se constroem e desconstroem o tempo todo. Com exemplos ilustrados e bem contemporâneos.
Capítulo I – Contexto, memória, identidade: O objeto situado no tempo – espaço
O autor inicia o primeiro capítulo de sua obra dizendo o propósito de porque o design nasceu para por ordem na bagunça do mundo industrial. Junto com o surgimento de fábricas e o aumento estonteante de bens de consumo. O livro trata de tentar recuperar um pouco o debate sobre design, é um campo de imensa importância no mundo de hoje, discute o papel do design em nossa época, caracterizada ao mesmo tempo pelo excesso de informação e imaterialidade.
O design tem respostas a dar, coisas a propor, valores muito específicos e ter um pensamento sistêmico. Design é um dos poucos campos capazes de pensar ao todo, capaz de juntar as partes e chegar a um projeto/ proposta. Isso é muito importante nos dias de hoje. Este livro tenta lembrar aos designers a missão que é a visão do todo, posição no mundo profissional de hoje, um campo ilimitado onde o céu é o limite, claro que se o designer conseguir ver a grandeza e a riqueza do que eles fazem. O intuito do livro é utilizar de forma a transformar o mundo de hoje, principalmente através de algumas noções básicas, como a forma, a função e o significado, e ainda demonstrando como a relação com as coisas pode ser mutável.
Trechos
“A complexidade de um sistema está ligada ao grau de dificuldade de prever as inter- relações potenciais entre duas partes”.
“ Não é responsabilidade dos designers salvar o mundo até