Riviera de São Lourenço
Em 1.979, nasce o projeto da Riviera de São Lourenço
Riviera de São Lourenço
Situada no Km 212 da Rodovia Rio-Santos, a Riviera de São
Lourenço é um bairro aberto e 100% planejado, integrado á malha viária do Município de Bertioga, a apenas 120 km da
Capital do Estado de São Paulo.
Seus quase 9.000.000 m² ( 8.849.164,64 m²) representam uma importante parcela da escassa zona Urbana de Bertioga, que teve 80% de sua área destinada a preservação.
Uso e ocupação do solo
1973
1994
1962
1994
Planejamento Urbano
• critérios de zoneamento próprio: residencial, comercial e serviços de acordo com suas respectivas taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento. • Referência em planejamento urbano por conta do seu crescimento ordenado, investimentos em infraestrutura de saneamento básico, urbano, comercial e serviço.
A praia não possui avenida a beira mar.
Possui uma ciclovia com mais de 4,5 km para o lazer dos pedestres.
A ocupação do solo, questão fundamental em planos urbanísticos, foi regulada de forma a permitir baixo adensamento, com grandes recuos entre os prédios que permitem a ventilação e insolação dos mesmos,e baixos índices de aproveitamento dos terrenos.
O planejamento urbano permite o ordenamento da ocupação da cidade.
Privilegiando assim os pedestres com calçadas largas e áreas verdes privativas.
Diretrizes Urbanísticas do
Projeto
Plano Mestre da Riviera
Paisagismo e Preservação
Av. da Riviera 1982
Av. da Riviera atualmente
• Sistema de gestão usado é mesmo certificado pela norma ISO 14001.
Paisagismo e Preservação
• Há 12 anos mantém relação com a isso 14001
• Dentro da urbe da Riviera, novas obras são sempre avaliadas sob os aspectos de seus impactos.
Paisagismo e Preservação
Assim como nos anos 80, atualmente a Riviera empreende um projeto que diz respeito à preservação de espécies animais e vegetais da