A proliferação do crack
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo transmitir conhecimento acerca da problemática vivenciada com o crack e a maneira como a sociedade encara a dependência química. Esclarece de forma sucinta, as ações e prevenções que são necessárias para o combate às drogas a partir do trabalho desenvolvido pelo profissional de Serviço Social, que tem relação direta com a ressocialização e reinserção social.
.
INTRODUÇÃO
Substância sintética psicoativa que desenvolve um processo de dependência instantânea, o crack, droga derivada da fusão de cocaína com bicarbonato de sódio, demora de dez a quinze segundos para atingir o sistema nervoso central. O uso compulsivo é resultante da sensação imediata de prazer intenso, que dura poucos minutos, tornando-se em pouquíssimo tempo um vício que pode causar danos irreversíveis. O uso e o abuso do crack representam uma problemática da sociedade em geral, nos diversos campos do contexto social, tanto na esfera da educação, segurança e principalmente da saúde pública.
“..., nas últimas duas décadas, com o progressivo desenvolvimento dos estudos científicos, a dependência química passou a ser compreendida como um sério problema de saúde, que afeta o cérebro e, consequentemente o comportamento”. (SCHEFFER & ALMEIDA, 2010).
Apesar de o crack ser compreendido pela visão contemporânea como um problema distante da nossa realidade, é facilmente perceptível que se tornou um problema avassalador que afeta direta e indiretamente todas as camadas sociais, nos seus diversos contextos, como nas famílias, nas escolas, nas ruas, em festas e muitos outros.
O que distancia nossa