AVA saude coletiva
Escolher uma resposta. a. História Natural da Doença. b. x Processo saúde-doença. c. Ambiente ou entorno. d. Multifatorialidade. e. Epidemiologia.
Dados da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados e da Polícia Federal de 2012, estimam que cerca de 0,6% dos brasileiros são usuários de crack. Atualmente a problemática envolvendo a droga nas grandes cidades está ganhando rápida repercussão por conta de sua rápida proliferação pelo país e pela degradação social que ela promove” (Fonte: http://dssbr.org/site/2013/02/o-risco-social-e-a-epidemia-do-crack-problema-de-seguranca-e-de-saude-publica. Acesso em 20 fev. 2013)
Sobre os determinantes da “epidemia do crack”, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta. a. o modelo de unicausalidade é o mais adequado para explicar a ocorrência deste fenômeno. b. somente o combate ao tráfico de drogas é uma medida eficiente para o tratamento de saúde dos usuários de crack. c. fatores físicos, como o relevo, a vegetação e o clima são suficientes para explicar a ocorrência do fenômeno. d. na explicação do evento, encontram-se somente fatores vinculados às dimensões neurofisiológicas de dependência química. e. x a teoria da determinação social do processo saúde-doença é a que tem maior potencial para explicar a sua ocorrência
Analise as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I.Os fenômenos sociais, dentre eles a saúde e a doença das pessoas, resultam da interação de uma multiplicidade de fatores.
II.São causas básicas dos determinantes sociais da saúde e da doença os elementos socioestruturais da sociedade, tais como raça, gênero, etnia, educação.
III.A saúde e a doença dependem de fatores de ordem do orgânico ou da ordem