5 Forças de porter
O modelo das “Cinco Forças de Porter” foi concebido por Michael Porter na década de 70. O modelo possibilita analisar o grau de atratividade de um setor da economia que afetam a competividade entre empresas, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor e os demais são externos. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa para reavaliar o mercado.
Porter avalia que a estratégia competitiva de uma empresa deve aparecer a partir da abrangência das regras da concorrência que definem a atratividade de uma indústria.
Como as forças se comportam:
Rivalidade entre concorrentes – É a agressividade com a qual os concorrentes da indústria lidam com o cliente. A rivalidade interfere na quantidade de investimento em publicidade, taxa de crescimento da indústria, número de concorrentes, entre outros fatores.
Poder de barganhas dos fornecedores - Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas chave podem apertar a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços. As condições que tornam esses fornecedores poderosos são similares às que tornam os compradores fortes.
O poder de barganha dos fornecedores é alto quando: * A concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta; * A disponibilidade de produtos substitutos é baixa; * A importância do comprador para o fornecedor é baixa; * A diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores é alta; * Os custos de troca do comprador são altos; * A ameaça dos fornecedores comprarem empresas compradoras é alta.
Poder de barganha dos