4Ps do marketing
PRIMEIRA REFERÊNCIA A UMA ESTAÇÃO DE RÁDIO NO BRASIL
O primeiro transmissor de ondas de rádio no Brasil que se tem notícia, foi instalado no ano de 1913 por Paul Forman Godley, um dos fundadores da ADAMS-MORGAN / PARAGON, na região Amazônica, a pedido do governo brasileiro.
Ao retornar para a américa, ele conheceu Edwin Howard Armstrong numa reunião do Clube de Rádio da América em 1914, e se admirou ao saber que Armstrong conseguia escutar essas estações brasileiras com regularidade.
O segredo, claro, era o circuito regenerativo. Armstrong não havia conseguido fazer funcionar o circuito regenerativo nas ondas curtas, onde os radio-amadores operavam, e alem do mais, ele tinha maiores interesses na area comercial do rádio.
Após uma série de testes, Godley ajustou os circuitos de grade e placa de seu rádio com variometers auto-ajustaveis, e aí nasceu o receptor Paragon.
(Crédito: Radio Manufacturers of the 1920's by Alan Douglas Vol-1)
O INÍCIO DO RÁDIO EM FREQUÊNCIA MODULADA (FM)
O norte-americano Edwin Howard Armstrong, era um amante da música e se sentia insatisfeito com a qualidade das rádios AM.
É que as ondas desse tipo de rádio se propagam para lugares distantes, mas estão sugeitas a muitas interferências. Por isso, em 1912, Armstrong produziu o primeiro transmissor de frequência modulada, inventando a rádio em FM.
As primeiras transmissões confirmaram que ela exibia uma fidelidade muito melhor, porém com menor alcance.
As grandes redes americanas reagiram, temerosas de que a FM fosse uma ameaça.
Depois de uma demorada briga na Justiça e com suas patentes ameaçadas, Armstrong se suicidou em 1954.
A FM só se vingou na década seguinte.
(Crédito: Revista Galileu no 90 Editora Globo)
QUEM INVENTOU O RÁDIO?
Não existe uma concordância mundial a respeito de quem inventou o rádio, da mesma forma que muitos paises não aceitam Santos Dumont como o Pai da Aviação.