4
LABORATÓRIO DE SANEAMENTO
OBSERVAÇÃO DE PROTOZOÁRIOS
Professora: Drª Katia Saavedra
Vitor Hatanaka Lemos
Gabriel Ferreira dos Santos
05 DE JUNHO DE 2013
Introdução
Este relatório foi realizado com o intuito de se observar uma amostra que continha diversos protozoários vivos a fim de conhecer a morfologia, a estrutura e o comportamento de algumas espécies dentre tantas que compreendem o Reino dos Protistas, tendo em vista a importância destes para o Meio Ambiente e consequentemente para todas as pessoas.
Os protozoários são animais integrantes do Reino Protista, invertebrados, unicelulares (compostos por apenas uma célula), eucariontes (com núcleo celular organizado) e heterótrofos.
O Grupo dos protozoários é formado por cerca de 45 mil espécies, agrupadas em quatro filos: Sarcodina, Flagellata, Ciliophora e Sporozoa. Esta classificação baseia-se nas estruturas de locomoção. Os Rizópodes ou sacordíneos são pertencentes ao filo sacordina sua locomoção ocorre através de pseudópodes, eles são de vida livre e se reproduzem por divisão binária. Existem cerca de 12 mil espécies dentro deste grupo. Muitos causam doenças nos seres humanos como por exemplo a ameba que é causadora da doença amebíase.
Um grupo especial de rizópodes são os foraminíferos. Esses protozoários vivem na água salgada e são protegidos por carapaças muito bonitas, ricas em cálcio e silício.
Os flagelados apresentam um ou dois flagelos, através dos quais se locomovem e capturam alimentos. São de vida livre ou sésseis e reproduzem-se por divisão binária ou sexuadamente. Existem cerca de 2 mil espécies de flagelados, muitas das quais são parasitas do homem. Eles também são capazes de provocar doenças como a giardíase (provocada pela giárdia), a leishmaniose (causada pela leishmania) e a Doença de Chagas (causada pelo tripanossoma).
Os esporozoários são protozoários que não possuem estruturas locomotoras. O grupo abrange cerca de 5 mil