1 Microsc Pio Ptico
LABORATÓRIO DE SANEAMENTO
USO DO MICROSCÓPIO ÓPTICO
Professora: Drª Katia Saavedra
Vitor Hatanaka Lemos
Gabriel Ferreira dos Santos
10 DE ABRIL DE 2013
Introdução
O trabalho se diz respeito à utilização do microscópio óptico, a fim de conhecer e observar seu funcionamento perante experimentos que envolvam a análise de materiais muito pequenos e impossíveis de serem visualizados a olho nu.
Nele foi observado as células de uma porção da epiderme de uma cebola em quatro tipos diferentes de ampliação.
O microscópio possui grande capacidade de aumentar os objetos de acordo com as objetivas que nele são postas, por isso, ele é de suma importância para pesquisas que necessitem de uma potente ampliação de determinado objeto, possibilitando um estudo pormenorizado de cada componente deste.
A prática com o microscópio faz com que as aulas de biologia se tornem mais interessantes a partir do momento do contato dos alunos com a prática das pesquisas.
Esse relatório foi escrito objetivando que as pessoas conheçam os principais componentes de um microscópio e possam manuseá-lo corretamente. Nele pode-se a partir do uso do de ferramentas adequadas observar as células de uma porção da epiderme interna de uma escama do bolbo de cebola com quatro tipos diferentes de ampliação, e assim analisar as mudanças em cada tipo de ampliação.
Os objetivos da aula sobre o microscópio óptico,são que os alunos possam aprender a manusear tal instrumento de maneira adequada, de maneira que em experimentos futuros elas saibam como prosseguir utilizando o material necessário.
Materiais e Métodos
No trabalho foram utilizados os seguintes materiais:
1- Microscópio óptico
2- Objetivas de 4X, 10X, 40X e 100X
3- Epiderme interna de uma escama do bolbo de uma cebola
4- Uma lâmina
5- Corante Lugol
6- Uma lamínula
7- Álcool
Preparação do material:
1º- Limpar a lâmina utilizando um pouco de álcool;
2º- Retirar uma porção da