6 Acidos Nucleicos
LABORATÓRIO DE SANEAMENTO
ISOLANDO ÁCIDOS NUCLÉICOS
Professora: Drª Katia Saavedra
Vitor Hatanaka Lemos
Gabriel Ferreira dos Santos
Guilherme Collier
Jairo Rodrigues
Hitalo Tobias Lobo Lopes
03 DE JULHO DE 2013
Introdução
Esse relatório se diz respeito ao isolamento de ácidos nucléicos do morango á partir de um método simples aplicado em laboratório.
Os ácidos nucleicos são um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possuem ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São, portanto macromoléculas formadas por nucleotídeos.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
Os ácidos nucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA.
O ácido desoxirribonucleico é uma molécula formada por duas cadeias na forma de uma dupla hélice. Essas cadeias são constituídas por um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (T timina, A adenina, C citosina ou G guanina). A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular cada hélice serve de molde para outra nova.
O ácido ribonucleico (RNA) é uma molécula também formada por um açúcar (ribose), um grupo fosfato e uma base nitrogenada (U uracila, A adenina, C citosina ou G guanina). Um grupo reunindo um açúcar, um fosfato e uma base é um "nucleotídeo".
A informação contida no DNA, o código genético, está registrada na sequência de suas bases na cadeia (timina sempre ligada à adenina, e citosina sempre com guanina). A sequência indica uma outra sequência, a de aminoácidos substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante direto das proteínas; para isso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA