4 De março de 2012
Não existe uma fórmula especifica para a criação de nenhum projeto de briefing. Independente de qual seja, o mais importante é que contenha todas as informações necessárias para a realização do projeto.
Não existe tamanho obrigatório. O tamanho é suficiente quando consegue suprir e passar todas as informações necessárias para os realizadores do projeto.
Um Briefing por escrito possui alguns benefícios, como a fácil divulgação entre os participantes do projeto, praticidade na troca de informações e confiabilidade na troca das informações, onde se impede a distorção das informações passadas inicialmente. Mas é bom que seja disponível em papel e em meio eletrônico.
É importante ter em mente os PRAZOS DE ENTREGA do projeto, pois assim se consegue saber quantas “margens de manobras” podem existir durante o processo de elaboração do projeto, os REQUIZITOS TÉCNICOS, que definem as necessidades para elaborar o projeto, e o ORÇAMENTO, onde é possível saber até onde seu projeto pode ser investido (antes de iniciar o projeto). É muito importante que estes sejam bem analisados e que seja gasto um tempo maior na analise destes itens, pois evita possíveis erros e problemas durante a elaboração do projeto.
É muito importante ter um conhecimento prévio do público-alvo do produto e/ou campanha a ser desenvolvido, pois o objetivo final do projeto é alcançar os consumidores deste público-alvo. Cada publico alvo possui necessidades especificas e procuram características diferentes nos projetos. Então é necessário incrementar ao máximo estas necessidades no projeto a ser desenvolvido.
O livro destaca a importante de antes de se iniciar o projeto procurar saber sobre os concorrentes, para obter respostas para as perguntas a seguir: O que está funcionando bem? O que não funciona? Qual mensagens se pretende passar? Que mensagens devem ser evitadas? Qual é a "tonalidade" que se quer dar ao produto? É importante ressaltar que não são todos os projetos de design que