3º ano - As transformações no espaço pela industrialização
Industria é a atividade por meio da qual os seres humanos transformam matériaprima em produtos semi-acabados ou em produtos acabados.
Quanto à evolução histórica da indústria , podemos reconhecer três estágios fundamentais: o artesanato, a manufatura e maquinofatura. Artesanato:
Estágio em que o produtor é responsável por todas as fases da produção e até mesmo pela comercialização do produto. Quase não havia divisão social do trabalho e não se utilizavam máquinas, mas somente ferramentas simples. O artesanato prevaleceu até por volta do século XVII, porém ainda pode ser encontrado em todas as partes do mundo, sobretudo nos países e comunidades mais defasados tecnicamente. Manufatura:
A manufatura corresponde ao estágio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura. Nesta fase, já havia divisão do trabalho, mas a produção ainda dependia fundamentalmente do trabalho, manual, embora se empregassem algumas máquinas simples. Nesta fase o produtor deixou de ser o responsável por todas as etapas da produção e se transformou em assalariado. O capital e os meios de produção já eram propriedade de um patrão. A manufatura caracterizou a fase inicial do capitalismo, sobre tudo nos séculos XVII e XVIII.
Maquinofatura:
É o estágio atual, iniciado no século XVIII, com a Revolução Industrial.
Pode ser caracterizado pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia modernas (carvão mineral, petróleo etc.) produção em larga escala, grande divisão do trabalho.
Em muitos casos, a divisão do trabalho é tão grande ou específica que o trabalhador perde a noção do todo ou do produto final. Em outros casos, o processo está tão modernizado que a mão-de-obra é quase inexistente, sendo a produção quase totalmente realizada por robôs. http://www.ser.com.br/sitepages/exibeswf.html?p_width=790&p_height=480
&p_src=http://stg2.novoser.com.br/SER_PP%20CDAnima/006038/RevolucaoI
nustrial11som.swf