Anos 80 e seus impactos socioambientais
Mudanças e movimentos sociais no Brasil: espaço, tempo, cultura
I – DO FORMATO DOS GRUPOS E DOS MATERIAIS PARA CONFECÇÃO
A) Os trabalhos serão realizados em grupos compostos por 5 a 6 alunos(as), de acordo com o quantitativo da turma.
B) Todos os trabalhos resultarão de pesquisas documentais (literaturas diversas, internet, documentários em vídeo, programas de rádio e TV, jornais impressos, folders e informativos, peças publicitárias, etc.) e de campo.
C) Neste último caso, quando possível, desejado e/ou necessário, os grupos podem visitar espaços que se relacionem direta ou indiretamente com o tema em questão.
II – DA PROPOSTA
GERAL: inventariar as principais mudanças na organização socioespacial brasileira nas últimas seis décadas, tendo como pano de fundo a possível relação com o contexto internacional, impulsionadas ou não por movimentos sociais organizados;
ESPECÍFICO: discorrer, a partir daí, sobre os efeitos e desdobramentos destas transformações na sociedade brasileira hoje e seus desdobramentos no atual ordenamento territorial.
III – DO PRODUTO FINAL
Apresentar as ideias consensuais, bem como questões e polêmicas que permanecem inconciliáveis, presentes no
atual cenário político-cultural nacional nos formatos:
- maquete;
- instalação;
- painel grafitado ou pintado;
- pôster impresso ou feito com colagens;
- jornal virtual.
Como o produto final será exposto em um espaço a ser definido, recomenda-se colocar um resumo do trabalho ao lado do mesmo para o caso de impossibilidade de os professores avaliarem sem a presença dos alunos do grupo.
IV – DOS TEMAS
Como trabalho interdisciplinar, os temas perpassam os períodos históricos e sua pesquisa e abordagem devem “passear” pelas 3 áreas, nos recortes temporais a seguir:
Anos 45/50 • Consolidação do processo de industrialização brasileiro: Brasil rural versus urbano;
• Pós-guerra e as mudanças de comportamento em um mundo bipolar: mídia e