313
As caixas são indispensáveis para o delivery e, também, para as poucas pizzarias que não praticam esse tipo de comercialização os clientes poderem levar para casa uma eventual sobra da refeição. As caixas diferenciam-se pelo formato, o material utilizado e a apresentação.
FORMATO
Os três principais formatos utilizados são redondo, octogonal e quadrado. Para produtos específicos, como os calzones por exemplo, existem caixas com formato especial. Também para pizzarias que fazem pizzas retangulares, existem caixas nesse formato.
As caixas redondas são prensadas em equipamentos específicos. Não são dobráveis e, consequentemente, ocupam mais espaço no armazenamento. Já que elas vem prontas, não precisa perder tempo na montagem.
Se de um lado, por ter exatamente o mesmo formato que a pizza (redondo!), elas não deixam as mesmas balançar ou se deformar durante o transporte, de outro, é um pouco mais difícil... se servir (!?).
O maior inconveniente real das caixas re-
42
PIZZAS&MASSAS Nº 14 - 2014
dondas é que, por serem prensadas, elas usam um material que aceita somente flexografia e não impressão offset.
As caixas quadradas podem também apresentar-se com dois cantos cortados.
É um formato mais adequado para pizzas do tipo “americanas”, ou seja, de massa mais grossa e firme, que não tende a dobrar. As caixas quadradas são montáveis e desmontáveis e, por isso, mais fáceis de empilhar do que as redondas.
A caixa quadrada geralmente é baseada nas formas redondas das pizzas, para que a pizza toque em quatro pontos (as laterais da caixa), mas fiquem distantes em quatro pontos (as diagonais da caixa).
Isso para que, ao mesmo tempo, a pizza esteja fixada durante o transporte, mas que também esteja fácil de tirar, i.e. de se servir, pelo consumidor final.
As caixas quadradas foram introduzidas pelos americanos para facilitar a entrega em embalagens térmicas, também quadradas. Esse formato ainda permite mais espaço para a publicidade e, como já mencionado,
sua