3 Tipos de poderes na liderança gerencial
Está relacionado á hierarquia organizacional
Deriva do cargo ocupado por uma pessoa dentro da organização.
Poder legítimo, nada mais é do que: “O poder que uma pessoa recebe dentro de uma organização em resultado da sua posição na hierarquia”, ou seja, o líder é líder porque é chefe.
Ex: No caso do filho de um dono de padaria:
-Ele herda a padaria que pertence à família há gerações
-Abre um espaço para oferecer almoço de segundas a sextas-feiras.
-Passou a servir café da manhã nos finais de semana.
Ou seja, está sempre buscando novidades para conseguir cliente, oferecendo mais serviços, a preços mais atraentes e sem perder a qualidade.
Tudo isso porque, quando o Pai ou individuo deixou o cargo,o poder continua a existir na posição e não no individuo, lembrando que esse tipo de poder pode ser positivo ou negativo.
Poder de competência:
O nome já diz muito sobre a palavra, um líder ele precisa ser competente, responsável, ou seja, tem que ter especializações, habilidades e ser flexível, o conhecimento são à base de tudo e não é diferente para o líder com poder de competência, ele tem que ter muito conhecimento, porque assim como as organizações hoje necessitam de profissionais sábios (Que impacta diretamente e agressivamente nos resultados da organização), também necessitam de profissionais com competência, pois sem essas qualidades no líder não há alcance de metas, é desse lidere que as organizações hoje são carentes, aqueles que alcançam as metas, porque sem as metas não há resultados, e sem resultados não preciso dizer o que acontece com esse líder, ele literalmente vai ser jogado para o mercado de trabalho.
Poder de Referência:
O líder com poder de referencia pode influenciar o outro com seu poder de carisma, influência por características pessoais que são admiradas e servem como referência.
O Silvio Santos, por exemplo, é tem o poder de referência.
-Dono do grupo Silvio Santos (inclui Bancos, e inúmeros negócios)
-Dono