3 TEXTO 2
As substâncias butanol e terc-butanol, apesar de possuírem a mesma fórmula molecular, apresentam comportamentos distintos. O butanol é imiscível na água e o terc-butanol é miscível.
Observa-se que o butanol apresenta uma cadeia carbônica não-ramificada e o terc-butanol apresenta uma cadeia ramificada, consequentemente isso irá afetar a forma de interação entre a água e esses alcoóis. O butanol apresenta uma cadeia não-ramificada e, portanto, sua região apolar é consideravelmente grande. Dessa forma, a área de contato entre as moléculas de butanol é significativa o que favorece as interações entre suas moléculas e assim as interações destas moléculas com a água são menos intensas.
Já o terc-butanol possui uma cadeia menor e ramificada, o que diminui a área de contato entre suas moléculas, favorecendo as interações entre estas moléculas e a água. Então, o terc-butanol e a água são miscíveis, pois suas moléculas conseguem estabelecer fortes interações intermoleculares.
As moléculas de alcoóis, como o propanol, butanol, pentanol e terc-butanol, são constituídas por uma cadeia apolar e por um grupo polar e o comportamento dessas moléculas frente a outras substâncias dependerá de qual dessas partes, a polar ou a apolar, é mais significativa.
O pentanol, por exemplo, é uma molécula que apresenta uma cadeia carbônica maior, e, portanto, sua região apolar é consideravelmente grande. Mas também existe uma região polar devido à presença do grupo –OH.
Conclui-se que, com o aumento da cadeia carbônica ocorre o aumento da parte apolar da molécula e observa-se que há uma diminuição da miscibilidade destes compostos em água. Essa diminuição ocorre pois as interações entre a parte apolar das moléculas desses alcoóis predominam sobre as interações que possam ocorrer entre a parte polar dessa molécula e as moléculas de água, sendo assim, as interações com soluto-solvente são diminuídas.
Este material foi