Resenha I Prova
Vivemos nos últimos anos, no Brasil, um período em que se discutiu muito sobre a educação como mola propulsora do desenvolvimento do país, porém pouco se falou so bre a educação para a cidadania e direitos humanos, isto é, uma educação como componente substancial na edificação da identidade de pessoas capazes de desvelar criticamente o mundo das injustiças e práticas que ferem a dignidade humana.
O artigo elaborado pelo professor Clovis Gorczevski com a colaboração de doutoranda Gionara Tauchen tem o objetivo de discutir a importância de complementar-se a educação geral “para a vida”, com uma educação dirigida para conhecer e praticar os Direitos Humanos.
Inicialmente, o autor diferencia cidadania de direitos humanos. Essa diferenciação se faz necessária porque os termos são muito utilizados como sinônimos, como afirma Warat (2001,p.4), o que gera uma confusão quanto ao objeto: cidadania e direitos humanos. Essa caracterização, também é necessária para o leitor compreender, posteriormente, o debate proposto sobre educação em direitos humanos.
Em seguida, Gorczevski apresenta o papel da educação “geral” no desenvolvimento – econômico e social – de uma nação. O autor demonstra perfeitamente a importância da educação geral para o indivíduo, a sociedade e para o próprio Estado citando relatório publicado pelas Nações Unidas/ONU (2003).
No tópico seguinte é abordado a educação em direitos humanos. O autor aqui, defende uma educação complementar à educação geral, ou seja, uma educação para os direitos humanos, e faz uma reflexão sobre o que ela significa.
Por fim, na última seção conclui que a educação para os direitos humanos , como educação complementar formal, deve permear os currículos escolares oficiais, em todas as