Hemacias
1- EXPLICAR SUSCINTAMENTE A COMPOSIÇÃO SANGUINEA (UMA ESPECIE DE INTRODUÇÃO ATÉ CHEGAR NA HEMACIA)
1.1 O QUE É HEMACIA
2.QUAL SUA FUNÇÃO NO ORGANISMO
3.O QUE É ANEMIA FALCIFORME/SINTOMAS
4.ALTERAÇÕES HISTOLOGICAS
4.1ALTERAÇÕES ANATOMICAS
1/1.1
O sangue é uma massa líquida mantida em compartimento fechado (aparelho circulatório) e em movimento dentro dos vasos. É, principalmente, um meio de transporte (leucócitos, CO2, metabólitos e hormônios que levam mensagens químicas). Ele é formado pelos glóbulos sanguíneos e o plasma, parte líquida, na qual os primeiros estão suspensos.
Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias, as plaquetas e diversos leucócitos ou glóbulos brancos.
Os eritrócitos ou as hemácias dos mamíferos, são anucleadas e contêm grande quantidade de hemoglobina, uma proteína transportadora de O2. Os eritrócitos humanos têm a forma de discos bicôncavo, esse tipo de forma proporciona grande superfície em relação ao volume, o que facilita as trocas de gases. As hemácias são flexíveis, passando facilmente pelas bifurcações dos capilares mais finos, onde sofrem deformações temporárias, mas não se rompem.
A concentração normal de eritrócitos no sangue é de aproximadamente 4,0 a 5,4 milhões por microlitro, na mulher, e de 4,6 a 6 milhões por microlitro, no homem.
2.Função
Função das hemácias no organismo
As hemácias são denominadas também como eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Estas possuem uma pigmentação vermelha conhecida como hemoglobina, que dá a coloração avermelhada característica do nosso sangue.
São compostas por glicose, água, enzimas, íons e hemoglobina, esta última, represente um terço do peso da hemácia.
Sua função principal é assegurar o funcionamento adequado da hemoglobina, pois esta é o pigmento respiratório que garante as trocas gasosas, através da associação do ferro com o oxigênio na respiração, transportando-o para as células por meio do sangue arterial e a associação deste também com o gás carbônico, recolhendo