Patrimonio e Turismo
Antes de tudo, tende a definição do termo "patrimônio", como é o processo de construção e as diversas visões que se têm dentro de cada segmento social. Partindo disso, é possível perceber a importância do patrimônio na sociedade, da problemática de sua preservação e introduzir o turismo nesse contexto, analisando os possíveis efeitos sobre os patrimônios que tornam destinos turísticos, como a sua degradação, conservação e revitalização.
O significado de "patrimônio" pode varias de acordo com diferentes fatores sociais, dependendo da organização, instituições culturais ou meio em que o individuo esteja inserido. Sobretudo no século XIX se tem a criação de patrimônios nacionais onde o ideal era criar referências culturais comuns de todos que habitavam um mesmo território e unificá-los em torno de interesses e tradições comuns. Sendo essas identidades múltiplas, construídas e reconstruídas de acordo com o contexto.
Atualmente estamos inseridos em um contexto social onde as informações e referências estão a todo tempo mudando, recebemos novas tendências e valores. Trata-se da globalização e das mudanças de algumas estruturas, principalmente das estruturas ligadas à família.
Dentro disso, surge a necessidade de preservar nossas identidades e o tombamento é a medida legal mais concreta pra proteger um patrimônio. Onde as dificuldades financeiras para manter um patrimônio preservado em bom estado de conservação é um fator que impõe às instituições culturais, centros administrativos e outros a submeter a fins lucrativos, se voltando diretamente para o turismo.
O turismo afeta diversas estruturas sociais, visando que sua prática pode ser positiva ou negativa. O setor é extremamente complexo uma vez que um indivíduo de cultura, hábitos e crenças diferentes se introduz em outro meio que diverge do seu, cabendo aos receptores serem afetados com as possíveis mudanças em sua forma de vida ali já estruturada. Levando em consideração problemas como falta de