Turismo e patrimonio
Turismo e patrimônio cultural é um livro que particularmente possibilitou uma visão muito mais holística no que se refere a patrimônio cultural. Apresentado de forma muito inteligente, de fácil leitura e promovendo muito bem o segmento.
O exercício da cidadania acompanhada da observação, manutenção e preservação, promovida pela sociedade, é bem divulgado pelos autores que não se cansam de expressar a necessidade de compartilhamento dos bens históricos com a sociedade. Dizendo que esses bens não foram feitos para serem ‘’guardados’’, que de alguma forma essa cultura, oriunda de momentos histórico-sociais, deve retornar a estes que fazem parte dessa historia e que contribuíram para a sua criação. Diz alicerçado na idéia de que o contato com esses patrimônios históricos permite aos turistas e moradores locais uma imensa percepção variável do passado e presente. Somado a conscientização social em relação aos valores da cultura nacional.
Com uma visão necessariamente não mercadológica e abordando questões que são intimamente relacionadas ao turismo, questiona se a desigualdade nas políticas de patrimônio que predominou o enorme e teatral em prejuízo aquilo que representava a cultura de muitos, assim deixando de lado patrimônios considerados de pequeno porte, sem expressão.
O assunto se estreita quando Pedro e Jayme afirmam que todo o turismo é cultural, não se fechando a museus, cidades históricas e rotas turísticas construídas em épocas passadas. Induzindo a uma percepção de que patrimônio histórico é tudo aquilo que constitui o criatividade humana. O turismo possibilita uma pratica cultural sem se sair do ambiente, onde o importante é como se vê as coisas, isso caracteriza o turismo cultural.
Devido ao turismo de massa os patrimônios culturais sofrem uma verdadeira degradação, não material mais cultural e social. Com as constantes visitas e mudanças, devido também a