3 PSICOLOGIA JUR DICA
Instituto de Ciências Humanas
Graduação em Psicologia
ABUSO SEXUAL INFANTIL
BRASÍLIA
2014
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Graduação em Psicologia
ABUSO SEXUAL INFANTIL
BRASÍLIA
2014.
Introdução Teórica
Em se tratando do processo de desvelamento do abuso sexual infantil, o objetivo deste trabalho é apresentar a dimensão da temática proposta, apresentando os diversos olhares teóricos sobre a mesma. Segundo a Organização Mundial das Nações Unidas, o abuso sexual infantil é a mais cruel das infrações aos direitos humanos, sendo considerado abuso sexual qualquer ato ou ofensa sexual ao uma criança o adolescente. A consequência do abuso sexual sobre a vida psicológica e física da criança pode desencadear possíveis aspectos negativos.
O abuso sexual infantil pode trazer consequências deletérias a curto e longo prazo para suas vítimas, podendo gerar dificuldade em seus diversos aspectos psicossociais. As vítimas podem ser tanto do sexo feminino quanto masculino, mas em grande maioria as meninas são as maiores vítimas de abuso sexual infantil. As violências são ocorridas dentro da própria casa caracterizando-se como violência intrafamiliar, essas violências ocorrem geralmente por causa da vulnerabilidade das crianças que são dependentes dos cuidados do adulto que permeia seu poder sobre a criança indefesa (PELISOLI, et. Al. 2011).
Sociólogos afirmam que através do patriarcalismo e o sexismo gerou o aprofundamento da questão da violência de geração em geração. Fazendo com que assim as crianças tornassem vulneráveis aos adultos. Gerando um silêncio e a gerando hábitos que faziam com que os atos tornassem comum e com isso dificultando a intervenção desses casos. Em todo o mundo está temática se tornou alvo de políticaspúblicas para combater estas calamidades que aos poucos caminham para uma epidemia. No Brasil o disque denúncia já recebeu mais de cem mil denúncias e já