comp humanos
AULA: CULTURA ORGANIZACIONAL
Objetivos de aprendizagem
Apresentar o conceito e a importância do estudo da Cultura organizacional
Definir os elementos e tipos de Cultura;
Discutir os aspectos da Cultura brasileira;
Debater o processo de Mudança nas organizações.
O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL ?
Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas .
A essência da cultura de uma organização provém da maneira como a organização faz negócios, a maneira como ela trata clientes e empregados e o grau de autonomia ou liberdade que existe nos departamentos ou escritórios e o grau de lealdade expressado pelos empregados a respeito da organização.
FUNÇÕES BÁSICAS
A cultura de uma organização apresenta três funções básicas:
1ª favorecer a integração das pessoas através dos valores, crenças, normas,regras, multiplicados a todos os integrantes da organização.
2ª servir de referência para adaptação na solução de problemas.
3ª auxiliar na redução de ansiedade,uma vez que serve de referencial de apoio e norte em situações de insegurança e admissão de novos funcionários.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS
Segundo Robbins (2005), pesquisas sugerem que existem SETE características básicas que, em conjunto, capturam a essência da cultura de uma organização.
1. Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
2. Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
3. Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
4. Orientação