relatorio glicose
KATIA BATISTA
PAULO SERGIO
MURILO
CARLOS
AULA PRATICA DOSAGEM DE GLICOSE INTRODUÇÃO
Glicose + O2 + H2O Acido glicônico + H2O2
2H2O2 + 4-aminoantipirina + Fenol Quinoneimina + 4 H2O
A glicose oxidase (GOD) catalisa a reação da glicose para ácido glicônico e peróxido de hidrogênio. O peroxido de hidrogênio formado reage com 4-aminoantipirina e fenol, em presença da peroxidase (POD), formando um complexo de cor vermelha (quinoneimina). A intensidade da cor é proporcional a concentração da glicose na amostra.
A glicose é o carboidrato mais importante da biologia, pois as células a utiliza como fonte de energia e ainda intermediária do metabolismo. Como é a maior fonte de energia, o organismo transforma todos os carboidratos dos alimentos ingeridos em glicose.
OBJETIVO
O objetivo desta prática foi determinar a glicemia pós-jejum em um acadêmico voluntário, em amostras de soro.
MATÉRIAIS
1- Espectrofotômetro
2- Centrífuga
3- Banho-maria a 37°
4- Pipetador e ponteira
5- Galeria
6- Tubo de ensaio
7- Material para colheita de sangue
8-Kit para Colesterol labtest
9- Água destilada
10- Luvas
11- Frasco plástico
12- Béquer
13- Pipetador e ponteira
MÉTODOS
Método enzimático colorimétrico de Ponto final. A determinação da glicose por métodos enzimáticos combina a elevada especificidade de ação das enzimas com a simplicidade operacional envolvida.
Primeiramente realizou-se a coleta de amostra sanguínea de um voluntário que não estava em jejum. A amostra foi submetida à centrifugação para que houvesse a separação do soro. Os quatro tubos foram Identificados com agua e as letras B (branco), T (teste) e P (padrão).Estes tubos foram incubados por 5 minutos à 37oC.
A primeira amostra a ser colocado no compartimento de amostras do aparelho foi o “branco” para que a absorbância fosse ajustada para zero na escala de leitura do aparelho.
Após, fez-se a leitura do tubo padrão, seguido das 3 amostras teste.
A enzima