3 fases da revolução industrial
No tocante à Revolução Industrial precisa-se entender que o sistema capitalista tem como principal motor, a exploração dos trabalhadores pelos proprietários dos meios de produção, e a indústria representa a base desse processo, é ela que gera os bens materiais e possibilita que sistemas funcionem através do mercado, gerando altos lucros às custas dos trabalhadores, esses lucros são instáveis dentro do sistema, que se comportam com ciclos de expansão seguidos de períodos de retração.
O sistema basicamente funciona com esse alicerce, o pilar principal é a economia de mercado distribuindo os produtos industrializados.
Para melhor entender o processo, temos que voltar um pouco na História, até meados de 1750 e analisar o que possibilitou o sistema capitalista desenvolver-se, aumentando sua proporção tal como hoje o conhecemos.
Revolução Industrial é uma definição Histórica de uma série de fatos iniciados no Séc. XVIII, que decorreram de avanços tecnológicos e êxodos populacionais dos campos para as grandes cidades, com a promessa de empregos e prosperidade para as pessoas que se aventurassem.
Preferia-se escapar das garras dos senhores feudais e tentar a vida nas cidades.
As grandes massas, optando pelas cidades, trouxeram mão-de-obra para as grandes indústrias, intensificando seu processo de crescimento e de evolução.
Para entender melhor a Revolução Industrial, podemos dividir lá em 3 fases.
DESENVOLVNTO
As Três Fases da Revolução Industrial:
A Primeira Fase, iniciada mais ou menos de 1750/1800, foi marcada pela máquina a vapor, e foi possibilitada pelo acúmulo de capital e a disponibilidade de matéria-prima na forma de recursos naturais, como o ferro e o carvão. Esse avanço tecnológico intensificou o ritmo de produção das indústrias e marcou o transporte, até então só se dispunha da força muscular do próprio homem do animal do vento e da água No transporte essa inovação causou uma grande revolução estrutural, pois as forças antes usadas eram