2ª etapa do pas/unb
COMENTÁRIO DAS OBRAS DO PAS – 2ª ETAPA Profª. Stefânia de Sousa Ferreira
”
Rococó
Barroco Brasileiro O Santuário de Matosinhos é famoso pelo seu adro contendo a estátua dos 12 profetas feitas em pedra sabão e em poses duvidosas. As atitudes e os gestos individuais de cada uma das estátuas são simetricamente ordenados com relação ao eixo da composição. As correspondências não se fazem de forma geométrica, mas por oposições e compensações de acordo com a lei rítmica do barroco. Um gesto de aparência aleatória, quando visto isoladamente como ampla flexão do braço direito do profeta Ezequiel, adquire extraordinária força expressiva quando relacionado com seu prolongamento natural, constituído pelo braço esquerdo de Habacuc. A conclusão dessa construção se deu no final do século 18, quando Aleijadinho, já bastante debilitado, concluía seus trabalhos, esculpindo os Passos da Paixão e os doze profetas.
A Leitora – Fragonard
Jovem dama francesa, lendo seu livro de bolsa, provavelmente um romance. Tema típico do Rococó, momentos do ócio da burguesia.
A presença dos Holandeses no Brasil 1630 – 1654 Convidados por Mauricio de Nassau em 1643, vieram artistas desligados de temas religiosos, para retratarem o Brasil daquele período. Nassau estimulou as artes e as ciências, instalando um observatório astronômico e um jardim botânico, mantendo boas relações com os senhores de engenho e promovendo o bom convívio de católicos, calvinistas e judeus. A serviço de Maurício de Nassau (1604 - 1679), governador-geral do Brasil o holandês, Echkout viaja para o Brasil, onde permanece por sete anos (16371644).
Os 12 Profetas.- Aleijadinho
Eckhout, Albert - Índia Tarairiu (Tapuia) , 1641 - óleo sobre tela, c.i.d. 272 x 165 cm
Composição vertical. Retrato do Brasil daquele período. Canibalismo. Flora Brasileira. Perspectiva.
COLÉGIO JK
COMENTÁRIO DAS OBRAS DO PAS
Os 12 passos da paixão –